segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2º - UM MODELO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO QUE VENDE.

                                  (Ele “apoia”  todos  os  setores,  do  design  ao  soft)
                                   
O varejo, como já escrevemos, está sem foco. Gasta milhares de reais em design, propaganda, mercadorias, promoções,  convênios, descontos, softs etc, mas não repara que o problema está, na grande maioria dos casos, dentro de sua loja: EQUIPES   SEM  SABER  ATENDER  E  ATENDIMENTO SEM  NENHUM   DIFERENCIAL.

Percebemos também que cursos, palestras, seminários, reuniões e workshops à disposição do mercado varejista só informam e não capacitam uma equipe. Inventaram centenas de modelos de treinamento do tipo “FAZ DE CONTA”, (faz de conta que dei um treinamento e você faz de conta que foi treinado), todos sem o menor compromisso com a aplicação e com os resultados.  Hoje, o empresário sabe quanto($) ganha, mas não sabe quanto($) deixa de ganhar!.  Para apresentar resultados financeiros imediatos e capacitar uma equipe a ter empregabilidade, adotamos e aplicamos, de forma diferenciada e inédita, o MONITORAMENTO.  

Esta técnica consiste em monitorar toda a equipe treinada em seu ambiente de trabalho, a fim de transformar todas as informações recebidas em um real aprendizado. Com este monitoramento, asseguramos que todas as técnicas discutidas no treinamento são assimiladas e realmente aplicadas no dia a dia – gerando os RESULTADOS tão desejados.

Acompanhando o monitoramento e “atiçando” a equipe, criamos uma ferramenta especial: os “bilhetinhos” (vide o 3º texto – O PODER DOS BILHETINHOS). São informes diários da “performance” dos funcionários após cada atendimento – sendo a 1ª via entregue para o treinando e a 2ª via para a diretoria.

Com eles, diariamente a diretoria recebe, por e-mail, o desempenho de cada funcionário, mesmo estando longe de sua loja.  A revolução que esta ferramenta faz é absurda (todos os colaboradores sabem que a diretoria vai receber uma cópia). Cria-se um canal direto com a diretoria, onde cada funcionário entende que há, de fato, uma oportunidade de ver seu esforço reconhecido e, com isso, uma chance de crescimento.

Complementamos finalmente o trabalho utilizando notícias de jornal e revistas, visando popularizar o treinamento (vide o 4º texto - TRANSFORMANDO PARA O NOSSO TREINAMENTO). Quando popularizamos o treinamento, sua fixação é maior.

Enfim, em nosso treinamento que busca sempre RESULTADOS, temos que: cumprimentar de forma  diferenciada, sorrir, falar para fora, ter postura, olho no olho e oferecer sempre a venda adicional mostrando um outro produto correlato ou não.

O mais importante é que o cliente saia da loja achando que poderia comprar mais.

O TREINAMENTO DE RESULTADOS, além de capacitar sua equipe a vender mais, mostra como “girar” melhor seu estoque (mercadorias encalhadas), direciona seu oferecimento focando em produtos que devem ser “combatidos”. Essa ação é de fundamental importância no processo de venda.COMO TESTAR SEU ATENDIMENTO?

Faça  secretamente os testes sobre a abordagem e atendimento de sua empresa. Realize os testes que estão em nosso blog: COMO ESTÁ O MEU ATENDIMENTO? O MEU ATENDIMENTO REALMENTE VENDE? COMO ESTÁ A MINHA EQUIPE DE LOJA? 

Hoje treinamos o “Food Service” de uma grande churrascaria do Rio de Janeiro e uma cadeia de petshop.

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